your ads here

advertisement

Home » Varietais

Varietais

Carménère

200px-CarmenereWCarménère é uma casta de uva, originalmente da região do Médoc (Bordéus, França), onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura de modo semelhante à casta Petit Verdot. Os cachos dessa cepa possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio e cores que tendem ao preto azulado. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile.

Barbera

Barbera é uma casta de uva da família da Vitis vinifera, a partir da qual são fabricados os vinhos Barbera d’Alba e Barbera d’Asti. É originária da região do Piemonte (noroeste da Itália) e é a mais popular da região. É uma das uvas mais cultivadas na Itália, bem como a Sangiovese.

Cabernet Franc

O cabernet franc é uma variedade de uva tinta da família dos cabernets, do qual é proveniente. Ocupa aproximadamente 157 000 hectares de plantação no mundo todo, dentre os quais 211,13 ficam na França. O cabernet franc é mais leve que o cabernet sauvignon, possui taninos honestos ou sinceros conferindo firmeza e um corpo violão ao vinho, cor profunda e aromas de frutas tropicais e especiarias. É bastante utilizada para complementar outras uvas em cortes com cabernet sauvignon, tempranillo, sangiovese e ugni blanc.

Cabernet Sauvignon

Cabernet sauvignon é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera a partir da qual é fabricado vinho de alta qualidade. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes.1 É conhecida como “a rainha das uvas tintas”. É resultado do cruzamento entre as uvas cabernet franc e sauvignon blanc.A variedade é bastante homogénea, com algumas diferenças na forma do bacelo e nas características típicas do vinho.

Chardonnay

Chardonnay é uma uva da família da Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho branco de qualidade. Também é conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay. A chardonnay é usada na composição do vinho champagne, sendo responsável por seu aroma característico.

Malbec

Malbec, é um tipo de uva francesa e principal variedade da região de Cahors, também presente em Bordeaux, encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para ser consumido ainda jovem, também muito usado em bordeaux para fazer corte. Malbec é utlizado amplamente por vinícolas argentinas, sendo esta produção equivalente a 59% do plantio mundial.

Moscatel

Moscatel é o nome dado a um grupo de variedades de uva bastante adocicada. Vários vinhos e espumantes são produzidos a partir das uvas Moscatel, tendo sempre a característica adocicada. Em geral, acompanham muito bem sobremesas e, quando gelados, são refrescantes e também como aperitivo. A uva Moscatel é originária da Grécia ou Egito. Destacam-se os vinhos Moscatel da Itália, Espanha e de Portugal, na região de Setúbal e Douro (Favaios) e os espumantes Moscatel produzidos no Brasil

Pinotage

Pinotage é uma uva tinta surgida em 1925, do cruzamento da Pinot Noir e da Cinsault na África do Sul (na África do Sul, a Cinsault é conhecida por “hermitage”, dai a palavra “pinotage”, combinação de PINOt + hermiTAGE. É muito utilizada na produção de vinho na África do Sul e é considerada uma varietal nobre.

Pinot gris

Pinot gris é uma uva rosada da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França. Apesar da cor escura da uva, a pinot gris é usada para produção de vinhos brancos. Gris significa cinza, em francês.

Pinot noir

A pinot noir é uma uva tinta da família das Vitis vinifera, originária da França. É a grande uva da região da Borgonha, sudeste da França, com a qual são produzidos vinhos bastante admirados em todo o mundo entre os quais o Romanée-Conti, Volnay, Clos de Vougeot e outros tantos grands crus. São em geral bastante complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Ela também é cultivada região da Champagne, França, e faz parte do “corte” (mistura com outras variedades) que irá resultar no champanhe propriamente dito.

Sauvignon Blanc

Sauvignon blanc é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Bordeaux, na França. Produz vinhos secos e refrescantes que possuem, como principais características, seus aromas minerais, vegetais e toques frutados. Pesquisa de ácido desoxirribonucleico realizada indicou que a sauvignon blanc e a cabernet franc são parentes da cabernet sauvignon. É a principal uva da região francesa do Loire.

Syrah

Syrah(em francês) ou Shiraz(em inglês) é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, muito utilizada na produção de vinhos. Hoje é cultivada em países como a Austrália (onde é chamada Shiraz) e França (onde é chamada Syrah). Outros países onde é possível encontrá-la são Argentina, Estados Unidos, Chile (onde é chamada Shiraz) e Portugal. A uva syrah foi introduzida no Brasil, nas regiões vinícolas do Vale do São Francisco, e no sul do estado de Minas Gerais, onde a produção de vinhos finos com essa uva mostram-se promissoras segundo as pesquisas. No norte do Ródano, na França, todos os vinhos tintos provêm da syrah.

Tempranillo

Tempranillo é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, uma das castas mais conhecidas da Península Ibérica. Originária do norte da Espanha, também é muito cultivada em Portugal, onde é geralmente conhecida como Aragonez, ou Tinta Roriz na região do Douro. Ull de Lebre, Cencibel e Tinto del País são outros nomes que aparecem para a uva Tempranillo em vários lugares.É uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu cultivo tem aumentado e alargado para outras regiões, sobretudo para o Dão e Alentejo, onde se adaptou particularmente bem, mas também para regiões como o Ribatejo e Estremadura.

Tannat

Tannat é uma uva tinta da família da Vitis vinifera originária do sul da França. É usualmente utilizada em assemblage com merlot, para suavizar o vinho. É a grande uva adotada pelo Uruguai, que possui uma extensa área de vinhedos dessa casta. A tannat dá origem a vinhos de muito caráter, bastante corpo e estrutura, muito tanino, com grande intensidade de cor, aromas deliciosos de frutas escuras e chocolate, com ótima concentração. Estes vinhos acompanham muito bem pratos de carnes vermelhas, com molhos fortes.